segunda-feira, 14 de maio de 2012

Solar Amado Bahia precisa de reforma






Naira Sodré REPÓRTER









Localizado bem em frente ao Porto dos Tainheiros na Ribeira, o Solar Amado Bahia, tombado pelo IPHAN em 1981, continua precisando de reforma. A edificação é uma construção do século XIX com três pavimentos em alvenaria e paredes e tetos pintados pelo artista plástico Badaró.



Este é um monumento que temos aqui na Ribeira, disse a moradora da avenida Mem de Sá, Nancy Lima, que vê com tristeza a degradação da edificação ímpar. Segundo ela, a edificação precisa de obras imediatas para que não desabe. Precisamos preservar a nossa memória. Não só esse, mas outros casarões também estão abandonados. Muitos até estão cheios de sem-teto, denunciou.





O casarão onde funcionava a Escola de Nossa Senhora da Penha também foi abandonado e hoje está totalmente habitado por sem-tetos. É uma pena, declarou Marita Gonçalves, também moradora da Ribeira. O problema é que quem invade, não preserva e termina destruindo as coisas bonitas e a memória do soteropolitano, reclama indignada. O Solar Amado Bahia pertenceu a família Amado Bahia até 1949, ano em que foi doado para a Associação dos Empregados do Comércio

Nenhum comentário:

Postar um comentário