O Partido dos Trabalhadores de Itagibá, realizou no dia 29 de abril de 2012, na Câmara de Vereadores de Itagibá, Encontro de Tática Eleitoral onde houve duas propostas (teses) que foram amplamente debatidas.
A Tese 1- defendida pala Presidente do Partido Marilu Neiva Lira e pelo Vice-Presidente José Augusto Cunha Pereira, que é a de apóio a candidatura de outro partido (PCdoB), e a Tese 2- defendida pelo Secretário de Finanças Fulgêncio Cardoso de Novaes que é a de candidatura própria do partido.
O Encontro teve inicio às 9h e término às 17h. Neste período, compareceram e votaram 44 (quarenta e quatro) de 52 (cinqüenta e dois) filiados aptos. Após o fim da votação, apurou-se 25 votos a favor da Tese 1 e 19 votos a favor da Tese 2. Resultado apurado e confirmado lavrou-se a Ata do Encontro que foi entregue diretamente à Secretaria de Organização no dia 09/05/2012 pela Presidente e pelo Vice-Presidente do PT.
Fizeram-se presentes no Diretório os filiados: Salvador Rocha Barreto, Irinaldo Silva Soares, Juarez Jesus de Souza, Joas dos Santos Lira e Leandro Jesus da Silva. Assim sendo, respeitando a decisão da maioria, o Partido dos trabalhadores de Itagibá apoiará, neste momento a Pré e futuramente a Candidatura do PCdoB.
O  site oficial do PT na Bahia publicou a resolução em que define o apoio a pré candidatura de Marquinhos(PCdoB)