quarta-feira, 2 de maio de 2012

Procurador da República não comparece em CPI Roberto Gurgel alegou impedimentos de ordem técnica




Gurgel afirmou que investigações sobre operações Monte Carlo e Vegas ainda não terminaram / Antônio Cruz/ABr/ ArquivoGurgel afirmou que investigações sobre operações Monte Carlo e Vegas ainda não terminaramAntônio Cruz/ABr/ Arquivo

O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, alegou impedimentos de ordem técnica e disse que não poderia aceitar o convite para prestar esclarecimentos na CPI mista que investiga a ligação de autoridades, empresários e políticos com o contraventor Carlinhos Cachoeira.

O procurador recebeu, na manhã desta quarta-feira, o presidente da comissão, senador Vital do Rego (PMDB-PB), e o relator, deputado Odair Cunha (PT-MG), que defendem a presença do chefe do Ministério Público para dar explicações adicionais sobre as operações Vegas e Monte Carlo da Polícia Federal.

“O procurador nos informou que, além de impedimentos de ordem técnica, as investigações não foram concluídas. Eu respeito este impedimento, embora tenhamos contrarrazões para arguir, visto que uma CPI tem por força constitucional o dever de convocar qualquer cidadão brasileiro para depor” afirmou Vital do Rêgo.

Diante desse entendimento, o presidente da comissão não descarta uma posterior convocação do procurador-geral.

“Tive a prudência de esclarecer que esta foi uma visita institucional. Além disso, há um requerimento, para ser apreciado, convocando o procurador.  Significa que, quando o requerimento for a voto, nós seremos interpretes da decisão da maioria do colegiado” disse Vital, sem prever uma data para apreciação do pedido.

Apesar da recusa inicial de Roberto Gurgel, o senador disse que saiu do encontro satisfeito:

“Foi uma boa e longa conversa, e o procurador se colocou à disposição de continuarmos dialogando. Saio daqui satisfeito com a visita. Acho que este encontro é o começo de um processo construtivo de colaboração entre nós e o Ministério Público” afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário