sábado, 5 de maio de 2012

Prêmio Sebrae de Jornalismo premia trabalhos de baianos





Donaldson Gomes, Silvana Oliveira, Bruna Hercog, Pablo Vasconcelos  foram os premiados pelo Sebrae. Foto: André Carvalho
Donaldson Gomes, Silvana Oliveira, Bruna Hercog, Pablo Vasconcelos foram os premiados pelo Sebrae. Foto: André Carvalho
As emocionantes histórias de trabalhadores autônomos que transformaram em realidade o sonho de serem empreendedores foram destaque na reportagem vencedora na categoria webjornalismo da etapa baiana da quarta edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo. Os vencedores, também nas categorias jornalismo impresso, radiojornalismo e telejornalismo foram conhecidos na noite desta quinta-feira, 3 de maio, na Sala de Arte Cine Vivo, no Shopping Paseo, bairro do Itaigara, em Salvador. Na Bahia foram 49 inscritos, sendo 18 trabalhos finalistas nas categorias impresso, radiojornalismo, telejornalismo e webjornalismo. Os vencedores estaduais ganharam um troféu e um tablet e disputam a etapa nacional no dia 3 de julho, em Brasília.

Com o títuto: “De autônomo a empreendedor: o sonho se torna realidade a repórter Bruna Hercog, do site Gente & Mercado, de Salvador, contou as histórias da cabeleireira Jutaice Pereira, do dono de bar José Carlos Nascimento e do marceneiro José Augusto da Silva Côrtes. Eles falaram das vantagens de sair da informalidade para se legalizarem como Empreendedores Individuais. Ao final da reportagem a jornalista Bruna Hercog conta o passo a passo para quem quer sair da informalidade e ainda apresenta sites, links com vídeos, bibliotecas virtuais e informações adicionais sobre o Empreendedor Individual.

“Além de falar da formalização eu investiguei e contei a história de vida dessas pessoas. O que mais me chamou a atenção nestas histórias foi poder constatar que a esperança existe e que existe a possibilidade concreta de tornar este sonho de ser empreendedor em realidade”, destacou Bruna.

Na Bahia já são mais de 177 mil Empreendedores Individuais. É o terceiro estado do Brasil e o primeiro do nordeste em número de formalizações. A equipe do repórter Pablo Vasconcelos formada por Priscila Lima, Robério Valverde, Fernando Pereira, Ailton Nery e Jermison Pereira, da TV São Francisco da cidade de Juazeiro, no norte da Bahia também contou as transformações na vida de trabalhadores autônomos depois que eles buscaram a legalização através do registro como Empreendedores Individuais.

Vencedora na categoria telejornalismo a reportagem entrevistou a costureira Jinelandia Silva, que trabalhava em um atelier improvisado em casa, e aumentou a sua clientela depois de se legalizar como Empreendedora Individual e adquirir um crédito bancário para comprar máquinas industriais. Também na série de reportagem com o título “Formalização”, o jornalista Pablo Vasconcelos entrevistou a promotora de eventos, Nayara Bamberg que graças a legalização como Empreendedora Individual conseguiu participar e ganhar licitações para prestar serviços em empresas e órgãos públicos. Ainda de forma didática o repórter mostrou o passo a passo da legalização a importância das prefeituras aprovarem a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa. Depois de receber o prêmio o repórter Pablo disse que o premio é uma honra e um estimulo a continuar vivendo o jornalismo.

"O prêmio é um estimulo para continuar a fazer jornalismo", disse Plablo. A coordenadora da Unidade Regional do Sebrae em Juazeiro, Jussara Oliveira, comemorou a vitória da reportagem de Juazeiro. “Estas reportagens potencializam o nosso trabalho e dá visibilidade às micro e pequenas empresa na região”

O custo para abrir uma empresa

Uma reportagem dando dicas de como reduzir custos na hora de abrir uma micro e pequena empresa foi a vencedora na categoria jornalismo impresso. Escrita pelo jornalista Donaldson Gomes, do Jornal A Tarde, de Salvador, e com fotografia e arte de Fernando Amorim e Raul Spinasse a reportagem levantou que a abertura de uma micro ou pequena empresa dura em média 29 dias e custa entre R$ 797 e R$ 875,95. Em seguida o repórter apresentou as saídas para reduzir este tempo e os custos. A escolha de um local adequado para a implantação de novas empresas pode reduzir em até 90% o tempo gasto na liberação do Termo de Viabilidade de Localização (TVL). Depoimento de especialistas e empresários de sucesso mostram que buscar informação e planejamento são fundamentais para o sucesso depois da abertura de uma empresa.

“Das três reportagens que inscrevi no prêmio esta foi a mais difícil porque existem muitas peculiaridades que variam de uma atividade para outra na hora de abrir uma empresa. O mais importante foi mostrar como o pequeno empreendedor pode superar as dificuldades”, garantiu Donaldson.

- Fonte: Sebrae/BA

Nenhum comentário:

Postar um comentário