Mesas e cadeira no local onde deveria funcionar o laboratório de próteses
O prefeito de Ipiaú na região sul da Bahia, a 353 km da capital, Deraldino Alves de Araújo, divulga há meses um serviço que não existe no município. ”Temos agora um laboratório de prótese dentária para servir a comunidade”, disse por diversas vezes o chefe do executivo ipiauense, ao vivo em programa de rádio. Por outro lado, o que causa desconforto na população e transtornos no ambiente de trabalho é o fato de o serviço nunca ter sido prestado no município e a demanda de pessoas carentes na busca das próteses dentárias serem frustradas.
Segundo um funcionário municipal, autor da denúncia, a então secretária de Saúde de Ipiaú Jamine Menezes Barros, esposa do prefeito, enviou um projeto para o Governo Federal e a população de Ipiaú  foi contemplada com o  programa, Brasil Sorridente –  que trabalha ações do Ministério da Saúde com o objetivo de melhorar as condições de saúde bucal da população brasileira.
Após aprovação, a prefeitura de Ipiaú passou a fazer parte dos municípios beneficiados do programa e através da reestruturação do Centro de Especialidades Odontológicas local, passaria a receber recursos para oferecer diversos serviços dentre os quais, o laboratório de prótese dentária que ia trabalhar a questão da reposição de tecidos bucais e dentes perdidos na população carente.
Em Ipiaú, mais curioso ainda é que a prefeitura municipal paralisou por sete meses o CEO para o início de obras de adequação tendo como principal objetivo a implantação do laboratório de prótese. Segundo informações, durante este período os dentistas continuaram a receber seus salários até que o CEO foi reinaugurado com festa pela administração.
Desde então,  o serviço que poderia estar mudando o sorriso de centenas ou milhares de cidadãos ipiauenses, nunca foi efetivado pela administração municipal sob a gestão do prefeito Deraldino. Segundo a denúncia ” Governo Federal deve ter bloqueado a verba e com isso, não há expectativa de que o tão divulgado e sonhado Laboratório de Prótese venha a acontecer na prática no município”.
( Informe Ipiaú )