Uma ampla coligação tem respaldado a pré candidatura de Marcos Barreto ( PC do B ) ao Executivo municipal itagibense. Formado por onze legendas ( PCdoB, PRP, PP, PSC, PSD, PTB, PT, PSDC, DEM, PMN e PV ) o grupo tem o projeto político de unir os mais diversos setores da política local em torno de idéias proguessistas. Como resultado dessas costuras que o grupo tem promovido já figura a adesão do ex prefeito Léo Quadros, representado na pré candidatura com a pessoa do filho, Hélio Neto, já definido como pré candidato a vice prefeito.
A adesão do PT de Jaques Wagner,  do ex prefeito José Fernandes, de seis vereadores ( Joelson, Alípio, William, Kalunga  Milton e Dondon ), além do vice prefeito Ireninho e todo o seu grupo, fortaleceram ainda mais o projeto do pré candidato.
Em entrevista ao Fala Ipiaú, Marquinhos comentou a respeito da falta de investimento social no município, que tem sido beneficiado nos últimos anos por recursos extras que chegam via Projeto Santa Rita de Mineração. ” Até hoje Itagibá não construiu um projeto de distribuição de renda e capacitação de pessoas. Muita gente continua tendo que partir para São Paulo em busca de emprego, enquanto isso o que se gasta é só em reforma de prédios públicos”, disse ele.
Sobre o processo pré eleitoral, Marquinhos fez uma análise a respeito do que se desenha no horizonte de Itagibá para este ano: ” Vivemos um momento de desgaste com uma pré candidatura do outro lado de uma pessoa que desconhece Itagibá, chegou de paraquedas através da vontade do prefeito’, declarou.