A Polícia Federal e a Receita Federal deflagraram ontem a Operação Onça Preta na tentativa de desarticular quadrilha especializada em fraudar restituição de Imposto de Renda de pessoas físicas na Bahia. A operação, conforme a Receita Federal, abrange até mesmo as declarações ao “Leão” feitas neste ano e envolvem prefeituras baianas, como as de Jequié e Feira de Santana, além de Fortaleza (CE).
Dois mandados de prisão foram cumpridos hoje e a Receita Federal estima que os prejuízos gerados pela fraude alcancem R$ 5 milhões. Uma empresa de contabilidade seria a “central” do crime, que consistia em lançar servidores fantasmas no sistema apenas para receber restituições indevidas.
Os servidores fantasmas e a empresa utilizavam documentos falsos e responderão a crimes como falsidade de documento público, uso  de  documento  falso,  formação de quadrilha,  estelionato  e  crimes contra a ordem tributária. Além das declarações de Imposto de Renda, foram detectadas fraudes também nas declarações de Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF). Até o final da manhã, representantes de Receita e Polícia Federal darão entrevista na sede da PF na Bahia.
(Pimenta)