A Câmara de Vereadores de Itabuna encerra a semana sem que nenhuma votação nas comissões técnicas ou no plenário tenha ocorrido. Faltou quórum – ou “cloro”, como diria o ex-presidente Clóvis Loiola, justamente ele um dos seis afastados pela Justiça. A presidência da casa não deu posse aos suplentes.
A lentidão do presidente Rui Machado é justificada por sua assessoria como medida cautelar, pois aguarda resposta da Justiça  Eleitoral quanto à ordem cronológica dos suplentes no pleito de 2008. O ofício-consulta teria sido entregue ontem, 2.
A demora soou como medida protelatória. Um dos seis afastados em primeira instância conseguiu retomar o mandato, o comunista e prefeiturável Wenceslau Júnior (PCdoB). A decisão foi anunciada pela presidência do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA).
O retorno do pré-candidato a prefeito foi comemorado pelos companheiros de partido e correligionários com queima de fogos de artifício na porta da Câmara Municipal. Ainda estão afastados Clóvis Loiola (PSDC), Raimundo Pólvora (DEM), Ricardo Bacelar (PSC), Roberto de Souza (PR) e Solon Pinheiro (DEM).
(Pimenta)