quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Audiência


O Pré Candidato Edson do PT, esteve em Salvador no ultimo dia 29 em audiência com o Senador da Republica, Walter Pinheiro para tratar de assuntos de interesse do nosso Municipio. Na pauta de discursão tratuo-se tambem do apoio que o mandato do Senador irá dispor na disputa do proximo pleito eleitoral. Dentro das reivindicações apresentadas pelo Pré Candidato.
dentro das pautas de revindicações agilização das emendas propostas para o municipio, uma audiencia publica em Jitaúna com o senador Pinheiro.
Walter Pinheiro aproveitou a ocasião pra reiterá o apoio a candidatura de edson.



segunda-feira, 29 de agosto de 2011


AUDIÊNCIA PUBLICA COM O DEPUTADO FEDERAL EMILIANO JOSÉ (PT)

Na ultima sexta feira dia 26 de agosto o vereador e pré candidato a prefeito Edson (PT) e o pré candidato a vereador Cláudio, tiveram uma audiência com o deputado federal Emiliano José (PT) na ocasião foram tratado assuntos referentes aos pleitos solicitados pelo pré-candidato, filiação partidária e eleições 2012, Emiliano declarou apoio ao nome de Edson pra cabeça de chapa.

Na ocasião o deputado federal afirmou o compromisso com Jitaúna e com o partido dos trabalhadores e que está disposto a contribuir com o nosso município como também com o projeto do diretório nacional e estadual que será eleger o maior número de prefeitos do partido e defendendo o modo petista de governar de Dilma/Wagner.

Emiliano avisou que está a disposição para eleger Edson prefeito de Jitaúna e que não medirá esforços. Em tempo deu uma aula de como Edson deve proceder neste período de pré-campanha para o vereador Edson ser o candidato único da oposição para enfrentar o candidato do atual gestor.

Na mesma audiência foi acertada uma audiência publica com o deputado Emiliano e o ex-governador da Bahia Waldir Pires em Jitaúna no final do mês de setembro, este evento está sendo aguardado com ansiedade pelos militantes do partido e da comunidade em geral, alem de ser o momento histórico também será um privilegio receber no nosso município a visita de um homem de história na política da Bahia e do Brasil.

Nesta segunda feira 29 de agosto às 10 horas, o vereador Edson e pré candidato a prefeito terá outra audiência com o senador Walter Pinheiro PT Bahia, onde estarão tratando da campanha de Edson na ocasião o senador defenderá Edson como cabeça de chapa e com o nome do partido no município.

Emiliano José é professor licenciado da Faculdade de Comunicação (FACOM) da Universidade Federal da Bahia (UFBA), onde, em 1999, defendeu a tese “A Constituição de 1988, as reformas e o jornalismo de campanha”, tornando-se doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas. Já foi vice-presidente do PT da Bahia exerceu a presidência em 2005 e faz parte do Diretório Nacional (2006). Já integrou a assessoria política do ministro Waldir Pires, quando este exerceu seu mais recente mandato de deputado federal pelo PT baiano.

É escritor, tendo lançado os seguintes livros:
“Lamarca, o Capitão da Guerrilha”, em parceria com o jornalista Oldack de Miranda, pela Global Editora (SP), em 1980, atualmente (2006) na 17ª edição;
“Narciso no Fundo das Galés - Combate Político através da Imprensa”, em 1992, pela Editexto(BA);
“Imprensa e Poder: Ligações Perigosas”, em 1995, pela Edufba(BA)/Hucitec(SP);
“Marighella – o Inimigo Número Um da Ditadura Militar", em 1997, pela Editora Sol & Chuva/Casa Amarela-SP, na 2º edição;
“Galeria F – Lembranças do Mar Cinzento", em 2000, pela Editora Casa Amarela (SP);
“As Asas Invisíveis do Padre Renzo", em 2002, pela Editora Casa Amarela (SP). Esta obra foi traduzida para o italiano pela Editora San Paolo, com o título “Don Renzo Rossi: un prete fiorentino nelle carceri del Brasile e lançada em 2003 na Itália pelo governo da Província de Firenze.
Em 2003 publicou “Galeria F, Lembranças do Mar Cinzento”, Parte II (Casa Amarela-SP).
Está escrevendo, agora em 2006, “Galeria F, Lembranças do Mar Cinzento, Parte III”,

JUCINEY CARDOSO

GRADUADO NO CURSO DE LETRAS DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – UNEB

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DA BAHIA PUBLICA

0000498-28.2009.805.0144 - Mandado de Segurança

Impetrante(s): Aline Machado Dias Lima, Amanda Catiele Dos Santos Alves, Alana Lucia Dos Santos Novaes e outros

Advogado(s): Leandro Santos Barreto

Impetrado(s): Municipio De Jitauna

Advogado(s): Agenor Pereira Nery Junior

Despacho: Intimem-se os interessados do retorno dos autos do TJ, a fim de que requeiram o que de direito.-Jitaúna, 24 de agosto de 2011.-Bela. Juliana de Castro Madeira Campos.-Juíza de Direito.

FONTE: JUSBRASIL

TRIBUNAL DA BAHIA PUBLICA:

...] 0000091-90.2007.805.0144 - Mandado de Segurança

Impetrante(s): Jose Carlos Dias Orrico

Advogado(s): Genivaldo Santana Lins

Impetrado(s): Francisco Carlos Silva Gomes

Advogado(s): Sergio Castro Sampaio

Despacho: Intimem-se os interessados do retorno dos autos do TJ, a fim de que requeiram o que de direito.-Jitaúna, 24 de agosto de 2011.-Bela. Juliana de Castro Madeira Campos.-Juíza de Direito.

FONTE: JUSBRASIL

PostHeaderIconV FÓRUM DE DIRIGENTES MUNICIPAIS DE CULTURA DA BAHIA, NO MUNICÍPIO DE IPIRÁ


PostDateIconAugust 29th, 2011 | PostAuthorIconAuthor: Gidasio Silva.

A fim de debater as ações culturais para a Bahia, a Associação de Dirigentes Municipais de Cultura da Bahia (ADIMCBA) realizará V Fórum de Dirigentes Municipais de Cultura, nos dias 11 a 13 de setembro, no município de Ipirá. Já estão confirmadas as presenças de várias autoridades do setor Cultural, como as de Roberto Peixe – Secretário de Articulação Institucional – MinC, Claudia Leitão – Secretária de Economia Criativa – MinC, Albino Rubim – Secretário de Cultura da Bahia, Frederico Lustosa da Costa – Professor UFF/RJ, Adalberto Santos - Superintendente de Desenvolvimento Territorial de Cultura da Bahia e Carlos Paiva Neto – Superintendente de Promoção Cultural da Bahia.

SOBRE A CRIAÇÃO DA UNERC – CAPÍTULO 5: UNIVERSIDADE E DESENVOLVIMENTO SÓCIOECONÔMICO ( I )


PostDateIconAugust 29th, 2011 | PostAuthorIconAuthor: Gidasio Silva.

Segundo o professor J. Barros, com uma universidade independente Jequié pode se desenvolver mais. Foto: J. Barros

Segundo o professor J. Barros, com uma universidade independente Jequié pode se desenvolver mais. Foto: J. Barros

- Por Professor Jorge Barros, presidente da Comissão de Mobilização Pró-UNERC

“Sonhos são gratuitos. Transformá-los em realidade tem um preço”, Ennis J. Gibbes.

“Apenas quando somos instruídos pela realidade é que podemos mudá-la”, Bertolt Brecht.

Uma das razões pelas quais os jequieenses devem lutar pela sua universidade independente (UNERC) é a perspectiva do desenvolvimento socioeconômico de Jequié e região. E, em se tratando de desenvolvimento socioeconômico, como se encontra esta cidade? Qualquer individuo - por mais simples que seja -, percebe um município com uma economia estagnada, sem perspectivas de crescimento, estabelecimentos tradicionais fechando suas portas, retração comercial, industrial e empresarial etc. Como uma simples prova disso, recordemo-nos do Supermercado GBarbosa que deveria ser instalado aqui em Jequié, mas isso não aconteceu - indo instalar-se em Vitória da Conquista.

“Ficando atrás”

De braços cruzados, acomodados, silenciados, todos nós presenciamos a perda de postos importantes para a economia local e da região, para outras cidades da Bahia. E Jequié, dia após dia, engrossam as estatísticas de desemprego para a sua população economicamente ativa, sobretudo a população jovem. Constantemente, presencia-se em nossos terminais rodoviários jequieenses partindo para outras cidades bem mais desenvolvidas em busca de um lugar no mercado de trabalho. São Paulo e Salvador estão entre as preferidas para emigração. Isso é uma vergonha para um município que no passado, mais precisamente na década de 40, alcançou o posto do terceiro maior do Estado da Bahia, ficando atrás apenas de Salvador e Feira de Santana. Nesses áureos tempos, Jequié servia até de entreposto, isto é, centro de exportação de bens de consumo (duráveis e não duráveis) para outras regiões do País.

“As conseqüências da falta de compromisso”

Com tanta falta de interesse e de compromisso do poder administrativo central em relação a essas questões, que futuro espera os jequieenses? Para a administração municipal, por que Jequié não está em primeiro lugar? Por que partidos políticos se digladiam em torno de cargos, enquanto a população jequieense sofre em conseqüência da alta taxa de desemprego? Em pleno Século XXI vivemos em uma cidade: que não tem sequer um shopping center; não tem um aeroporto decente que os seus filhos possam se orgulhar; não dispõe de um bom cinema para sua juventude se deleitar com boas obras cinematográficas; que tinha um Centro de Cultura que no passado era o segundo melhor espaço artístico da Bahia, mas atualmente já não é mais; que na década de 80, no prédio onde está instalado o Banco do Brasil, todas as suas dependências estavam a serviço deste Banco, mas atualmente, apenas poucas dependências estão a serviço do mesmo (sinal explícito de regressão econômica); onde o mais o tradicional rio que corta a cidade (Rio das Contas) exibe uma das formas mais crônica de putrefação e degradação; onde muitos jequieenses se deslocam a Vitória da Conquista e a outras cidades para comprar nos atacados e em outros estabelecimentos comerciais, posto que nesses comércios se encontram preços bem mais vantajosos e variedades de mercadorias etc.

“Vetores do desenvolvimento”

Quem já percorreu ruas do comércio das cidades de Vitoria da Conquista, Itabuna/Ilhéus e Feira de Santana - cidades que já têm a sua universidade estadual autônoma - pode estabelecer um paralelo entre o empreendedorismo comercial de cada uma delas com o nosso. Não se afirma aqui que o progresso econômico dessas cidades foi conquistado somente pelo fato dessas universidades serem implantadas nas mesmas, não! Outros vetores do desenvolvimento social e econômico contribuem para esse fim, e muito. Contudo, ressaltamos a grande importância da instalação de uma universidade estadual independente em um município. A UEFS, a UESC e a UESB (a UNEB é um caso a parte por sua sede localizar-se em Salvador), cada uma delas com um orçamento anual de dezenas e dezenas de milhões de reais (recursos para obras, compras, manutenção, investimento em pesquisas, pagamento de servidores e professores etc), funciona, não há dúvidas, como uma grande força para o desenvolvimento socioeconômico dos municípios de Feira de Santana, Ilhéus/Itabuna e Vitória da Conquista. As provas são visíveis a olho nu.

Obs.: No capítulo 6, faremos mais comentários sobre Universidade e desenvolvimento sócioeconômico.

PostCategoryIconPosted in Educação. | PostCommentsIconNo Comments »